BIOGRAPHY
Rafael dos Santos Andrade (Rocha), nascido em 5 de novembro de 1986 em São Paulo, é um músico versátil e estudioso. Sua jornada musical começou aos nove anos, quando iniciou aulas particulares de bateria, e desde então tem se destacado como baterista, compositor e arranjador.
Em 2011, ingressou no Conservatório Souza Lima, onde teve aulas com o renomado professor Carlos Ezequiel. Posteriormente, em 2013, entrou para a Faculdade de Música Souza Lima & Berklee, formando-se em 2016 com o título de Bacharel em Música e especialização em performance. Ao longo de sua formação, teve a oportunidade de estudar com grandes músicos e professores, aprimorando ainda mais suas habilidades.
Profissionalmente, Rafael tem uma extensa trajetória. Desde os dezesseis anos, participou de grupos musicais como Elo (posteriormente chamado Dueto Urbano) e Big Band Guarujazz, além do grupo Feijão de Corda, com o qual se apresentou em diversos festivais e teatros renomados.
Além disso, Rafael atua em hotéis, teatros, restaurantes e bares acompanhando músicos e bandas de diversos estilos musicais. Sua versatilidade o levou a participar do Atina Jazz Festival na Itália e a dividir o palco com ícones da música brasileira.
Além de sua atuação como músico profissional, Rafael também compartilha seu conhecimento lecionando em diversas escolas de música e oferecendo aulas particulares.
Sua paixão pela música e sua dedicação aos estudos e à prática musical o tornam um músico admirável e influente na cena musical brasileira.
Histórico Profissional
Aos dezesseis anos de idade, entrou para o grupo Elo (posteriormente chamado de Dueto Urbano) onde gravou seu primeiro CD e apresentou-se no programa do Jô na rede Globo. Aos dezessete, entrou para a Big Band Guarujazz, que atuou em grandes casas de São Paulo, tais como: Bar Bhrama, Café Piu-Piu, Café Aurora, Ton-Ton Jazz Bar, Tom Brasil, Blue Note SP, Allianz Parque, Figueira Rubaiyat, Palácio dos Tangaras, Jw Marriot,Amazzo Peruano, LVtetia Erick Jacquin entre outros
Em seguida entrou para o grupo Feijão de corda, grupo de música instrumental brasileira, se apresentaram em diversos festivais, teatros, Sesc Vila Mariana, Sesc consolação e vários SESI ‘s do interior de São Paulo.
Posteriormente, atuou e atua nas noites Paulistanas com diversos artistas e de diversos estilos, como Jazz, Mpb, Rock, Reggae, Samba, Samba Rock e etc.
No primeiro ano de faculdade (2013), foi indicado para participar do Atina Jazz festival, que ocorre anualmente na Itália. Teve oportunidade de tocar com grandes músicos de diversos países como Itália, Finlândia , Canada e Portugal. Grandes nomes da música mundial participaram deste festival no mesmo ano , músicos como: Steve Smith, Antony Jackson, Hiromi Uera, banda Incógnito entre outros.
No ano seguinte, entrou para o trio Thiago Pimentel Trio;
Também em 2014 gravou o CD e DVD Celso Morais In concert.
Dividiu o palco com diversos ícones da música brasileira; Alcione, Agnaldo Rayol, Edson Montenegro, Fafá de Belém, Claudya Oliveira, Anna Setton, Marina Elali, Graça Cunha e Anabel Bian.
Participou do Congresso Latino Americano de Escolas de Música ( CLAEM); Trabalha com diversos artistas e grupos , entre eles, Thiago Pimentel trio, Três do trio, Produtora Song, Bira de Castro, Sérgio Oliveira, Fernando Lima, André Mola, Ricardinho Paraiso, Fabiana Gregório, David Silva, Fernando Messias entre outros.
Em janeiro de 2018 participou da gravação do DVD da jovem cantora Catherine que ocorreu no teatro Antonio Carlos Martins na escola de musica NVA.
Em Fevereiro de 2019 gravou o cd e dvd de seu grupo de músicas instrumentais, com suas composições e do baixista Italo Almeida (Tribos trio, disco que teve a participação especial do saxofonista Vitor Alcantara).
Em maio de 2019 gravou o cd e dvd em homenagem à banda Queen.
Em Julho de 2021 participou da gravação do dvd da cantora Paula Pellegrini.
Em outubro de 2021 participou do show da cantor e ilusionista Juan Duran no espaço das Américas com a Orquestra do maestro Alex Fronteira
Alem do Show do Trio do Pianista e Maestro Alex Fronteira na casa de shows Tom Brasil.
No Inicio de 2022 passou a lecionar na escola Território da música , Também passou a fazer parte da banda/empresa Sonoris musical, que possui várias formações, trios, quartetos , quintetos se apresentando em hotéis e restaurantes como Jw Marriot e Amazzo Peruano.
Também em 2022, entrou para a banda Pertrini, banda de bailes, casamentos, formaturas , eventos corporativos e aniversários, banda que costuma se apresentar em ambientes luxuosos de todo País , Locais como Palácio dos Tangaras entre outros Hotéis e buffets em São Paulo e em outros estados.
No segundo semestre de 2022 entrou para o grupo de músicos da Matarazzo Busines ,passando a acompanhar o cantor Elias Matarazzo em bares e restaurantes luxuosos de São Paulo, locais como Lvtetia restaurante do Erick Jacquin, Sweet Secret entre outros, Acompanhando o cantor Elias Matarazzo, também fez show no estádio Allianz Parque.
Passou a acompanhar as cantoras Giovanna Portela, Linda Sena, Vanessa Brown.
Em 2023 Alem de manter inúmeros trabalhos ja citados acima, gravou um ep com o Tribos trio.
Em 2023 entrou para a banda do programa de tv The show.
Lecionou nas escolas: IMC ( instituto musica e cia ), Centro musical Miotello, Nova Aliança escola de música, Virtuose escola de música, NVA escola de música ,All Blues escola de música, Bambu Escola de música, Ilse Reiman conservatório musical , Território da musica & Ipt.
"Muitos tocam bem, mas tocar bem com sensibilidade e firmeza é virtude de poucos, sou seu fã".
- Thiago Pimentel
"Excelente profissional, dono de uma musicalidade impar...
Baterista versátil que passeia por várias praias e em cada uma delas deixa marcas indeléveis do seu talento"
- Italo Almeida
"O Rocha é um baterista diferente, além dele conseguir se destacar na simplicidade de uma música popular, também é capaz de compor e executar temas complexos e fazer tudo soar muito bem! Além de ser meu amigo , então fica fácil fazer som com ele".
- Bião
"Rochinha antes de baterista, está entre as melhores pessoas que tive a sorte de conhecer...profissional sério, sensível e de refinada inteligência musical, faz qualquer groove fluir nas redondezas da perfeição"
-André Mola
"Rochinha! São Muitos anos de som e de amizade meu irmão.
Estou muito feliz por todas as suas conquistas na música.
Isso é fruto de dedicação, disciplina, respeito e amor ao seu trabalho.
Sucesso" !
- Fernando Lima